Pular para o conteúdo
Dúvidas - WhatsApp 51-99695-0030
Fechar
FRETE GRÁTIS NAS COMPRAS ACIMA DE R$399,00 - SUL E SUDESTE

Dicas da Gê

Biotipo Feminino: A escolha correta para não errar na hora de comprar roupas

Geisa Iracet 12 Mar 2021

Biotipo

Quantas vezes você já achou uma peça linda, mas na hora de experimentar não vestiu como esperado? Para evitar frustrações com nossas comprinhas, devemos levar em consideração o nosso biotipo - a forma do nosso corpo. Com a roupa certa para seu biotipo, o visual fica agradável e elegante! Lembre-se, cada corpo merece uma atenção especial e a roupa escolhida deve valorizar algumas partes e disfarçar outras.

De nada adianta investir em uma peça cara, de grife, se ela não tiver o corte adequado para o seu corpo. Basta você fazer a escolha correta, levando em consideração o formato do seu corpo e o design de cada peça.

 

 

Você sabia que diferentes modelagens servem para corpos também diferentes?

 

Sim! Mas dependendo de como é o formato do seu corpo, elas podem vestir melhor ou pior. Todavia, existem algumas peças curingas que combinam com a maioria dos biotipos e a chance de errar são menores!

Todas nós temos uma parte que achamos mais ou menos atraentes em nosso corpo, que preferimos chamar atenção ou dar aquela disfarçada, correto? O segredo é saber valorizar e ressaltar o que temos de melhor e "esconder" o que não nos favorece.

Vamos falar de alguns exemplos de biotipos e peças adequadas e ver em qual deles você se enquadra:

 

OVAL/REDONDO

A silhueta oval é onde o foco principal está na barriguinha, que neste caso é a maior medida do corpo. Portanto, o tamanho dos seios e dos ombros podem variar de pessoa para pessoa, assim como as pernas e o quadril. Em suma, para harmonizar, crie uma linha longa e chame a atenção para o rosto e ombros.

Em suma, esse biotipo é só para você que perceber que a medida da cintura, ultrapassa a medida dos ombros ou quadris.
  • Evite: Roupas volumosas, saias rodadas, roupas muito justas, camisas e vestidos fechados até o pescoço, sandálias de tiras finas colares curtos.
  • Invista: Casacos a cinturados, roupas escuras, looks monocromáticos, decotes em U ou em V, saias e calças retas, blusas com alças maiores  que comportem os seios e os ombros  e, vestidos transpassados que modelem a cintura.

 

AMPULHETA

Considerado por muitos como o ideal, ele já um corpo bastante harmonizado e proporcional, cujas linhas de quadril e ombro são similares, mas contam com a cintura fina. Para esse tipo, pode-se valorizar as curvas ou tentar alongar mais.

É comum que os biotipos ampulheta contem com alguma característica que identifique melhor a presença de um segundo biotipo, como um quadril largo ou um ombro um pouco proeminente. Nesses casos, as dicas, respectivamente, do corpo pêra ou triângulo invertido podem ser úteis.

  • INVISTA - Como não tem muitas regras do que não fica bom, o corpo ampulheta pode usar geralmente peças que destaquem ombros, quadris, cintura, enfim, o que a pessoa preferir. Contudo, aquelas combinações de peças que harmonizam bem como transpasse, saias midi, cintura alta + cropped ficam especialmente boas.

Vestidos mais justos, saias lápis, calças flare, e vestidos com recortes na cintura são todas ótimas sugestões. Detalhes na calça na vertical deixam as pernas mais alongadas também. 

  • EVITELooks muitos largões, tecidos muito encorpados e cintos muito largos não valorizam tanto a silhueta. Não marcar a cintura e usar blusas mais compridas também pode não ser interessante. Blazers e jaquetas retas, calças de cintura alta, faixas, cintos, peças com cores contrastes na região da cintura e, roupas largas. 

TRIANGULO INVERTIDO

As mulheres com a silhueta em formato de triângulo invertido, ou ainda em formato de Y, têm os ombros perceptivelmente maiores que os quadris, bastante busto e pernas finas. O ideal neste caso, é o trabalho de equilíbrio visual, tentar diminuir os ombros e busto, tem o objetivo de trazer volume para a parte inferior do corpo, ou seja,  aumentar o quadril. 

Use e abuse de saias tipo evasê, de qualquer comprimento. Elas ajudam na hora de trazer o formato triângulo na parte debaixo do corpo, criando a sensação de formato ampulheta e atingindo o equilíbrio desejado. A calça flare e tipo clochard também são ótimas aliadas! A calça flare leva a atenção para a extremidade inferior da nossa silhueta e a clochard cria volume na região do quadril. Ah! Texturas e estampas são super bem-vindos na hora de criar volume, se joga!

Mas não é só isso, o triângulo invertido também conta com a ajuda de peças superiores para criar o efeito alongado e tirar a atenção dos ombros e costas. O decote V e U são os melhores amigos desse biotipo. Por mostrar mais pele e inserir linhas verticais no tronco, esse tipo de decote alonga a parte superior, levando a atenção para o centro do corpo e não para os ombros.

Viu? Não é tão complicado entender como equilibrar a nossa silhueta na hora de se vestir. Basta pensar em linhas! E, seguindo o mesmo raciocínio, vamos falar de peças que destacam a parte superior do corpo, realçando ainda mais os ombros, costas e seios do triângulo invertido. 

Blusas tomara que caia, decote canoa, ombro a ombro e frente única, são modelos que ajudam a trazer toda a atenção para os ombros. Elas inserem linhas verticais na parte superior do tronco e acabam desequilibrando a silhueta. Porém, se você tem aquela peça que ama muito e ela se está entre a lista acima, fique calma! Basta equilibrar o look com volume na parte inferior, como falamos anteriormente ou então acessórios que criem a linha vertical no tronco, ok? 

  • Evite: Roupas com mangas volumosas, blusas e casacos estampados e, saias e calças muito justas, como, por exemplo, skinny e leggigs. 
  • Aposte: Blusas escuras, roupas sem volume nos ombros, calças e saias volumosas e/ou estampada.

RETO/RETANGULAR

Esse biotipo não costuma possuir cintura, e se possuir, ela costuma ser pouquíssimo definida. É um biotipo que não possui curvas, sendo que as medidas do quadril e dos ombros é igual ou bem próxima, o que causa esse efeito de retângulo.

Para harmonizar a silhueta desse biotipo, precisamos tentar “criar” curvas e uma ilusão de cintura.
Como é um perfil muito reto, também é importante trazer feminilidade para os looks.

Para isso, use cintos finos e faixas na linha da cintura.
Blusas mais soltas caem bem nesse biotipo, visto que escondem a falta de cintura.
O modelo de saia evasê fica perfeito nesse biotipo, pois cria uma cintura e da mais volume na parte de baixo, dando a impressão de um corpo mais curvilíneo.

Mas você deve estar pensando, que sem graça! Que biotipo difícil, reto e sem curvas; Mas sabe quem tem esse biotipo? Nada mais, nada menos que Gisele Bündchen!

Em suma,  o típico corpo da mulher brasileira, onde os ombros e a cintura são estreitos e o quadril mais largo, possui menos curvas e grande parte das mulheres são altas, e de pernas longas se encaixam neste biotipo.

Logo, para valorizá-lo e para uma composição ideal, é interessante usar roupas que disfarcem quadril e as coxas, com peças que evidenciem mais om ombros e o colo, o segredo é marcar a cintura por pences ou cintos, evite o shape reto! 

  • Evite: Blusas e vestidos justos, casacos retos e roupas com estampas grandes.
  • Aposte: Calças em modelo flare, casacos acinturados, faixas e cintos com a mesma cor da roupa e, roupas com decotes.

 

PERA/TRIÂNGULO

O corpo pera ou triangular é o biótipo da mulher brasileira. Ombros estreitos, pouco busto, costas estreitas, cintura fina e quadris largos. É aquela mulher que quando engorda geralmente concentra-se nas coxas, no bumbum. Para equilibrar essa silhueta precisamos trazer peso visual para parte de cima. 

Mulheres com o corpo no formato triangulo possuem quadris mais largos do que os ombros, é comum também apresentar a cintura mais fina. Portanto, é evidenciar os ombros e o colo com peças que tenham decotes mais largos e modernos.

As blusas estampadas e recortadas também são boas opções para valorizar o tipo triangulo. Entretanto, o ideal é investir nas peças retas e produzidas com tecidos fluidos, maleáveis e, de preferência, com cartela de cores nos tons médios e escuros.

  • Evite: Calças com cintura baixa, estampas na região dos quadris e blusas escuras e justas. Qualquer peça frente única. 
  • Aposte: Cintos, blusas com estampa, camisas com bolsos ou babados na região superior. Blusas e vestidos com decote em V e, casaquinhos mais curtos.

 

Gostou das dicas da Gê?

Deixe nos comentários qual seu tipo de corpo e qual a peça que você mais gosta de usar que valoriza o que tens de melhor!

Ah, lembra de compartilhar com aquela amiga que adora uma dica de moda!

Agradecemos sua assinatura

Selecionar opções

Fechar
AVISE-ME POR E-MAIL QUANDO CHEGAR
()
this is just a warning
Fazer login Fechar
Fechar
0